Nesse post vou compartilhar uma coisa muito importante e atual que está acontecendo na minha vida. Este sim, deveria ser um item primordial da minha lista; é uma dessas coisas que precisamos resolver com máxima urgência entende?

Ah! Como é misterioso e poderoso o silêncio. Uma palavra trissílaba, substantivo masculino que significa segundo o dicionário, o estado de quem se cala ou se abstém de falar. Também significa privação, voluntário ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos etc.

Vamos por parte.

Sabe os signos do zodíaco? Se você não sabe o meu é capricórnio. As vezes fico impressionada porque tem certos sites, esotéricos, postagens de fanpage do facebook que me definem direitinho quando mencionam características de um capricorniano. É claro que não posso deixar de comentar que tem alguns que só falam besteira, porém não vou cometer essa gafe aqui. Vou citar uma dessas postagens que acertou em cheio do que se trata minha definição como pessoa, e no que diz respeito a minha personalidade. Vejamos:

Fonte das imagens: fanpage Signo de Capricórnio

Como você pode ver, não sou uma pessoa muito fácil, minha personalidade é forte (me orgulho dessa parte), porém muito do que foi falado é motivo de risos quando compartilho no feed de notícias do meu perfil no facebook, porém é muito sério.

Voltando para o tema do post, resumidamente, é notório que não sou dotada de paciência. Palavra feminina que segundo o dicionário é uma qualidade do que é paciente. É uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Essa virtude que me falta, gera consequências terríveis de um modo geral em diversas áreas da minha vida, seja relacionamento com meu esposo, amigos e família, no trabalho, na faculdade, em coisas que exige calma, tranquilidade e o pior e mais difícil, lidar com a palavra devagar (pessoas devagar, coisas que fazem devagar, lentidão, lerdeza).

O que significa ter autocontrole emocional?

Segundo o site a mente é maravilhosa, autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, em especial as mais fortes como a raiva.

Agora sim chegamos no objetivo dessa postagem, a raiva. Quando chego no ápice desse sentimento negativo, e digo isso porque me leva a cometer piores atitudes, a dizer palavras que ferem mais que uma facada e consequentemente me leva a perda, desde pessoas à coisas e meu orgulho da personalidade que tenho. Quando chega nesse ponto de explosão, percebo como é precioso o silêncio, como faz falta se calar em certas situações, perto de certas pessoas; porque se calando, optaria por prender as palavras, deixar no secreto meus instintos e assim conseguiria dobrar meu jeito negativo de ser, controlaria essa raiva e tomaria as rédeas das minhas emoções, e com isso, inúmeras brigas não aconteceriam, muitas pessoas não sairiam magoadas, porque quando eu magoo alguém meu coração se entristece, posso não sentir na hora, mas depois sangra.

O ano acabou de começar e já fiz M, já feri alguém, confesso que fiquei em estado de choque. Não vou expor a situação e nem ninguém além da minha pessoa, porém nunca fiquei com tanta vergonha da minha personalidade, cheguei a questionar meu caráter, errei feio e por um momento, por um triz quase não teve volta. Às vezes somente na beira do precipício, ou quando encosto a palma da minha mão no fundo do poço é que percebo que preciso domar minhas emoções, aprender sobre silêncio e aplicar de forma correta o dom e a virtude que é se calar vez ou outra.

Entenda, não estou falando de engolir sapo, ser atropelada por bestialidades ou babaquitos, de aceitar calada ofensas, falsidade, maledicência, preconceito, apatia, insensatez entre outras palhaçadas terrenas.

Estou falando de ferir pessoas que amo, que me amam, agir sem pensar, julgar sabendo que esse não é meu dever, injuriar sem antes buscar entender, profanar sem buscar informação, enfim, poderia ficar aqui gastando páginas citando várias ações vergonhosas que as vezes peco em fazer porque não consigo fechar a boca e ficar em silêncio.

Pensa junto comigo. Ah! Como é poderoso o silêncio, agora você já sabe o quanto é importante ousar com tal atitude. Ficar em silêncio não é só se calar, se conter, mas é cuidar, pacificar, ser cauteloso, evitar, enfim, coisas grandes que podem ser trabalhadas, desenvolvidas e conquistadas quando na hora certa nos calamos ou, pelo menos, tentamos.

A mudança, o aprendizado, a prática, tudo isso, vem com o tempo, e acontece de acordo com que usamos algo em nossa vida. Cada vez que usar mais, melhor vai ser a prática, logo não haverá dificuldade e a partir disso vem o aprimoramento e sem que perceba já fará parte de você. É nesse estágio que quero chegar, hoje é difícil, mais nem que eu tente mil vezes, uma hora esse fardo será leve como uma pena, até que não carregarei mais, até que não existirá mais, mesmo que meu signo insista a dizer que sim, minhas atitudes, meu silêncio vai rebater com não.

Termino citando um ensinamento da minha avó que já está no céu com as estrelas. Ela me dizia sempre essa frase que se aplica diretamente com o que estou falando aqui, e me fazia repetir, e a partir daqui repetirei até que se torne leve e fácil de agir, de sentir.

Diz assim:

Meu silêncio é minha paz e minha vitória, e meu sorriso é meu escudo”.

Por Vovó Neuza. Saudades Eternas!

Deixe um comentário